3.6 Avaliação das ações

AVAs e Ensino Híbrido

O próprio ambiente Moodle conta com recursos que favorecem o registro das atividades desenvolvidas pelos participantes do curso como os fóruns e wikis, por exemplo, que será utilizado como dados para avaliação. Além disso, o ambiente conta com recursos de estatísticas, o que torna possível observar gráficos relacionados, por exemplo, com a participação, a frequência de acesso, etc. Esses recursos serão utilizados como base da avaliação de participação dos cursistas e pretendemos, logo no início do curso, estabelecer critérios para essa avaliação juntamente com os participantes, envolvendo-os ainda mais nesse processo. Pretendemos determinar de maneira conjunta os valores para cada atividade, bem como os valores para a qualidade de produção no ambiente Moodle e a auto-avaliação. É de nosso interesse que o curso também seja avaliado e, então, fichas avaliativas serão entregues aos participantes ao final do curso. Nota-se que a avaliação está mais focada no processo, porém não deixa de estabelecer relevância na qualidade do produto final desenvolvido pelos cursistas.