4.3 Fundamentação Teórica

Índice - Tecnologias móveis e ferramentas digitais

Uso de tecnologias na educação como meio de interação entre professor- aluno, aluno - aluno vem sendo assunto de discussão entre educadores.Assim para Menezes, 2003, a tecnologia propicia emersão de novas visões entre o tempo e espaço.
Educadores e professores percebem que o uso de recursos webtecnológicos são parte integrante para o ensino atualmente, por já apresentar resultados positivos em seu uso.
Esse projeto objetiva promover o acesso e discussões experiências com uso de celular/Smartphones no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.Como percebemos, vivenciamos a transição da Era da Informação para a Era do Conhecimento, onde a tecnologia possibilita a expressão de novas atividades, novos formatos de interação social, ampliação dos locais, formatos e estrutura do processo de ensino e aprendizagem, ampliando a percepção da sala de aula e da interação aluno-professor e aluno - aluno, adequando-a a necessidade do mercado. Segundo Moran (2000, p. 53) a Internet é uma mídia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Diante das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), as tecnologias da Web 2.0 (wikis, redes sociais, mundos virtuais, etc) fazem parte do cotidiano das pessoas e o avanço da tecnologia da informação possibilitou o surgimento dos aparelhos eletrônicos como: Ipad, Iphone, smartphone, celulares com tecnologia android e conexão com internet.

Mediante o exposto, verifica-se que estes aparelhos são utilizados com frequência, principalmente, pelos jovens tanto na escola quanto em seu cotidiano para acesso a Internet, jogos, troca de mensagens como aplicativos WhatsApp, Messenger , Hangouts, Twitter, Facebook e Instagram para interação em seu meio de interesse tão conhecida como redes sociais. Diante desses aparatos e com o grande volume de troca de informação com a tecnologia, os alunos de hoje pensam e processam as informações bem diferentes das gerações anteriores, assim sendo denominados como nativos digitais, jovens que nascidos após 2000 em que iram para o mercado de trabalho em 2020. Para Marc Prensky (2001) os nativos digitais recebem informação rapidamente, realizam múltiplas tarefas, trabalham melhor quando ligados a uma rede de contatos. Nesse sentido, cabe aos educadores aprender a se comunicar na língua e estilo de seus estudantes e a fim de entender esta linguagem é que se propõe o estudo do smartphone como ferramenta pedagógica. Pode-se entender a relação entre as dificuldades que hoje professores se deparam em sala de aula formada de geração Z.
Atualmente, o uso de tecnologias móveis apresenta grande facilidade e flexibilidade permitindo o uso do M-Learning como ferramenta de ensino. De modo geral, o M-Learning é uma modalidade de ensino onde os dispositivos móveis são utilizados dentro e fora de sala de aula para auxiliar o processo de aprendizagem. Deste modo, os alunos e professores podem usufruir de materiais instrucionais de vários formatos, em qualquer hora e lugar, bem como dos inúmeros recursos tecnológicos oferecidos por essas tecnologias. Segundo (MARÇAL, ANDRADE, RIOS, 2005, p.03) o M-Learning surge como uma importante alternativa de ensino e treinamento à distância, na qual podem ser destacados os seguintes objetivos:
• Melhorar os recursos para o aprendizado do aluno, que poderá contar com um dispositivo computacional para execução de tarefas, anotação de ideias, consulta de informações via Internet, registro de fatos através de câmera digital, gravação de sons e outras funcionalidades existentes;
• Prover acesso aos conteúdos didáticos em qualquer lugar e a qualquer momento, de acordo com a conectividade do dispositivo;
• Aumentar as possibilidades de acesso ao conteúdo, incrementando e incentivando a utilização dos serviços providos pela instituição, educacional ou empresarial;
• Expandir o corpo de professores e as estratégias de aprendizado disponíveis, através de novas tecnologias que dão suporte tanto à aprendizagem formal como à informal;
• Fornecer meios para o desenvolvimento de métodos inovadores de ensino e de treinamento, utilizando os novos recursos de computação e de mobilidade.

Nesse sentido, os dispositivos móveis podem ser visto como um objeto relevante no processo de ensino e aprendizagem e que está além de um instrumento de entretenimento e diversão, logo, fundamentado nesta linha de estudo é que se propõe apresentar sugestões de uso do smartphone e o experimento com aplicativo Whatsapp.

WhatsApp é um software para smartphones utilizado para troca de mensagens de texto de forma gratuita, os usuários podem enviar mensagens ilimitadas com imagens, vídeos e áudio; compartilhar localização; fazer backup do conteúdo postado nos grupos. O software possibilita que seus usuários podem criar grupos de até 50 participantes. As mensagens transmitidas quando o dispositivo está fora da área de cobertura ou desligado são automaticamente salvas e recuperadas quando a rede é restaurada ou quando o dispositivo for ligado.

Também, é importante ressaltar que não há necessidade de lembrar-se de senhas ou nomes de usuários, pois o aplicativo funciona através de números de telefone e se integra com a agenda de endereços dos usuários. Também permite o envio de qualquer foto que já esteja na sua biblioteca de imagens. Se a imagem ainda não foi registrada, você pode abrir a função câmera, fotografar e enviar diretamente para o seu contato. O mesmo pode ser feito quando a ideia é enviar um vídeo. Esta função, foi aprimorada na última atualização do programa, com a possibilidade de corte de cenas e inclusão de legendas diretamente no vídeo.

O aplicativo também permite gravar uma mensagem em voz e enviar diretamente para o seu contato. Para isso, utilize o ícone do microfone e grave sua mensagem. Outra função interessante e bastante utilizada são os grupos, onde você pode mandar mensagens para vários amigos de uma só vez. Dessa forma, a conversa é transformada em uma sala de bate-papo. Basta selecionar a opção “novo grupo” e convidar os amigos. Por fim, o aplicativo permite um backup das conversas, para que nada seja perdido após algum eventual problema. Outra opção é enviar as conversas para o próprio e-mail ou ainda para algum amigo.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License