4.5 Metodologia

Índice - Tecnologias móveis e ferramentas digitais

O curso tem como público alvo professores da rede pública de ensino federal, estadual e municipal de Nova Andradina e região, interessados em estudar, conhecer e vivenciar situações de ensino e aprendizagem mediados pelo celular, a partir da metodologia m-learning. Objetiva-se fomentar a compreensão e o debate sobre as possibilidades de uso do celular na mediação de atividades pedagógica.

A equipe de formadores é constituída por três professores, sendo dois professores da rede federal e um da rede estadual. Os formadores se reunirão para planejamento e avaliação das oficinas, assim como, auxiliarão os cursistas na realização das atividades durante os encontros presenciais e não-presenciais.

A proposta será desenvolvida em ambiente misto, ou seja, com atividades orientadas online e presencial, totalizando carga horária de 60 horas. As inscrições serão feitas através do preenchimento do formulário que será disponibilizado no site do NTE.

O curso prevê oito (8) encontros presenciais, sendo em média quatro encontros por mês com os professores cursistas e o mesmo número de encontros com a equipe responsável pelo projeto. A equipe se reunirá após cada oficina com a finalidade de discutir o que foi explorado na oficina anterior e preparar a oficina subsequente.

As atividades online serão orientadas e desenvolvidas pelo aplicativo do celular whatsapp, que será o Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel utilizado. Já, as atividades presenciais acontecerão no NTE, semanalmente. As atividades presenciais terão um formato de ora oficina, ora seminário e ora debate, já as atividades online serão constituídas por leitura e fórum de discussão. Durante os encontros presenciais os cursistas receberão orientações e auxílio dos professores formadores para sanar dúvidas ou dificuldades a sobre aprendizagem dos conteúdos online e as atividades presenciais que estiverem sendo desenvolvidas no momento.

Os alunos realizarão estudos individualizados de textos sugeridos via Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel (AVAM) whatsapp e participarão de debates em fóruns de discussão.

O tema central do curso é o uso do celular na educação, para isso os cursistas vivenciarão atividades de formação mediadas pelo aplicativo whatsapp do celular, como AVAM. No whatsapp serão criados cinco (5) grupos, espaço em que cada um possuirá uma função específica.//

O primeiro encontro presencial (07/04) terá como objetivo a apresentação do curso e conhecimento dos cursistas, além da construção do grupo de ambientação no whatsapp. Durante a semana subsequente (07/04 a 14/04), no grupo 1: ambientação, os cursistas farão uma breve apresentação e apresentarão o que sabem sobre o uso do celular na educação.

No segundo encontro presencial (14/04), os formadores sintetizarão as experiências apresentadas pelos cursistas no grupo ambientação e apresentarão experiências de uso de celular em atividades educacionais em diferentes contextos de ensino e grau de escolaridade no Brasil e no mundo. No período de 14 a 21/04, os cursistas serão inseridos no grupo 2: Sala de aula invertida, onde deverão responder a um questionário de interpretação do texto e discutirão com os colegas o que compreenderam sobre a abordagem de ensino apresentada por Bloom (Bloom's Taxonomy).

O terceiro encontro presencial (21/04) será organizado em dois momentos. No primeiro, os formadores explicarão os principais conceitos da sala de aula invertida e como ela pode ser implementada como metodologia de ensino e aprendizagem na educação básica. No segundo momento, será apresentado um aplicativo de construção de videoaula, uma das possibilidades de aplicação da Taxonomia de Bloom. Durante a semana (21 a 28/04) os cursistas deverão instalar e testar o aplicativo de gravação de vídeo e apresentarão as dificuldades e dúvidas no grupo Tira Dúvidas.

No quarto encontro (28/04) os formadores ensinarão e orientarão os cursistas na produção de vídeos aulas. Entre 28/04 a 05/05 os cursistas serão inseridos no grupo 3: videoaula, onde deverão ler o texto disponível, responder o questionário e discutir com os colegas o que compreenderam.

O quinto encontro (05/05) será destinado para criação de conta no youtube, publicação dos vídeoaula na web e incorporação de vídeos em AVAs. Durante a semana (05/05 a 12/05) os professores cursistas deverão instalar o aplicativo de gravação de áudio, testar, gravar uma aula, publicar no youtube, incorporar em um AVA, copia e colar o link da aula no Grupo 4: meu videoaula

No sexto encontro (12/05) haverá apresentação dos videoaulas, debate sobre a experiência de produtores de material didático para aulas não presenciais, socialização de experiências de inversão da sala de aula e uso de vídeoaula como recurso para fomentar a aprendizagem e orientação quanto a elaboração de plano de atividades, cujo recurso, entre outros, é o vídeoaula e a metodologia adotada é o m-learning e a partir dos pressupostos da abordagem da sala de aula invertida. De 12/05 a 26/05 os cursistas deverão elaborar plano de atividade e socializar com os colegas Grupo 5: meu plano de atividade suas ideias para elaboração do plano.

No sétimo encontro (26/05) os cursistas apresentarão os planos de atividades de ensino.

O oitavo encontro (02/06) será destinado para avaliação do curso, autoavaliação e avaliação do trabalho dos coordenadores do curso.