7 2 Introducao Justificativa

INTRODUÇÃO

As tecnologias da informação e comunicação se fazem presentes no cotidiano, tornando-se um aspecto cultural reproduzido entre os membros da sociedade. Dentro dessa perspectiva, a escola é um elo primordial na inserção dessas novas tecnologias, não podendo permanecer com as mesmas funções através do tempo e do espaço. A robótica educacional ou robótica pedagógica e o Scratch, é caracterizada por ambientes de aprendizagem, que exploram diversas competências no aluno de hoje, que precisa estar preparado para enfrentar desafios, ampliar horizontes e atuar no presente e no futuro com sucesso, e, mais, precisa estar qualificado para o mercado de trabalho. Para Schons et al.1 a robótica pedagógica “constitui nova ferramenta que se encontra à disposição do professor, por meio da qual é possível demonstrar na prática muitos dos conceitos teóricos, às vezes de difícil compreensão, motivando tanto o professor como principalmente o aluno”.
Dentro deste contexto, o ensino assume características diferentes de uma concepção tradicional. Nessa nova concepção o aluno passa a ser autor e coautor de suas produções, propondo uma dinamicidade ao processo de ensino aprendizagem, estimulando a criatividade e a inteligência e promovendo a interdisciplinaridade. Emerge assim, a utilização da robótica, como a ciência dos sistemas que interagem com o mundo real, com pouco ou mesmo nenhuma intervenção humana (MARTINS, 2006).
Considerando todo esse novo contexto em que a escola está inserida, visando integrar e promover a inserção das propostas tecnológicas no processo de ensino aprendizagem da Rede Municipal de Ensino- REME, o Núcleo de Tecnologias Educacionais do Município de Nova Andradina - NTM vem através do presente projeto, desenvolver ações voltadas para a Iniciação a Programação e a Robótica Educacional.

JUSTIFICATIVA

O presente projeto justifica-se pela necessidade de proporcionar noções básicas programação e de robótica, possibilitando o desenvolvimento de habilidades em montagem e programação de robôs.
A robótica sugere um trabalho interdisciplinar, já que exige a combinação de diversos conhecimentos e competências, tais como: trabalho em equipe, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia, responsabilidade, entre outros. Dessa forma, o educando será estimulado a criar soluções voltadas ao mundo real, possibilitando o aprendizado de forma dinâmica e estimulante, contribuindo assim no sucesso de sua vida escolar e profissional.