7 5 Metodologia

METODOLOGIA

A robótica educacional consiste em montar mecanismos robotizados simples baseados na utilização de “kits de montagem”, compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitem programar o funcionamento dos projetos montados possibilitando o desenvolvimento de habilidades em montagem e programação de robôs.

O Núcleo Municipal de Tecnologias Educacionais- NTM oferecerá quarenta vagas, onde serão selecionados mediante uma prova de raciocínio lógico-matemático.
A carga horária do projeto será de oito horas semanal distribuídas em dois dias. Serão usados quatorze kits de montagem, sete deles utilizados por um grupo e sete por outro.
Serão divididos em dois grupos de vinte alunos, cada grupo será atendido uma vez por semana com carga horária de quatro horas.
Após a seleção, serão divididos em equipes de três indivíduos para cada kit, composto por um desenvolvedor, montador e programador que trabalharão em forma de rodízio para que cada um execute todas as funções.
O processo de seleção obedecerá os seguintes critérios:
• Preencher a ficha de inscrição;
• Realizar a prova de seleção, obedecendo o horário e local estabelecido;
• Obter o mínimo de cinquenta por cento de aproveitamento;
• Estar entre os quarenta primeiros classificados;

O projeto será desenvolvido baseado em temas que compõem o currículo escolar no intuito de colaborar no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo na abordagem de situações-problemas.