AA1 - Grupo 01

Construa um texto com seus colegas de grupo, de forma a responderem os seguintes questionamentos:
1. Com base na aula anterior (slides) e no texto, explique o que é tecnologia? onde utilizamos algumas tecnologias? para que fazemos uso de diferentes tecnologias?
2. Além de materiais transformados pelo homem, como panelas, alimentos industrializados, o que mais podemos denominar de tecnologia?
3. O que são tecnologias de informação e comunicação? cite alguns exemplos?
4. O que mudou na sociedade com o avanço das tecnologias de informação e comunicaçao (TIC)?
5. Aponte aspectos positivos e negativos da Televisão?
6. Qual o papel da escola diante da formação acritica de grande parte da população ligada à TV e internet?


O que vem a ser essa tal de tecnologia?

A tecnologia é tudo que o ser humano inventou, tanto em termos de artefatos como métodos e técnicas, para estender sua capacidade física, sensorial, motora ou mental, assim facilitando e simplificando o seu trabalho, enriquecendo suas relações interpessoais, ou simplesmente dando prazer, ou seja, tudo o que o homem usa ao seu favor, tudo o que tem na natureza e se usa ao seu favor.

Podemos denominar de tecnologia outros equipamentos e produtos que utilizamos em nosso cotidiano e que não notamos como tecnologias. Exemplos: óculos, dentaduras, medicamentos, comidas e bebidas.

Articuladas as tecnologias da inteligência, temos as Tecnologias de informação e comunicação, que por meio de seus suportes (mídias ou meios de comunicação, como o jornal, o radio, a televisão) realizam o acesso, a veiculação das informações e todas as demais formas de articulação comunicativa em todo o mundo.

Devido ao avanço da tecnologia notamos que a informação e a comunicação se aproxima cada vez mas sem precisar sairmos de casa por meio do que é transmitido pela televisão, radio e outros meios de comunicação as pessoas adquirem informações e transformam seus comportamentos. E tornam-se “teledependentes”, consumidores ativos, permanentes e acríticos.

Os pontos negativos na televisão como programas impróprios, pornografias, incentivo a violência entre outros. Entretanto a pontos positivos como tele jornais que traz noticia do dia-a-dia, entretenimentos e novelas.

Um dos maiores desafios para a ação da escola diante do que é vinculado pela televisão na atualidade: viabilizar-se como espaço critico em relação as informações e as manifestações vinculadas pela TV e a internet.E para os professores é designado a importante tarefa de refletir com seus alunos sobre o que é apresentado pela televisão , suas posições e problemas, reconhecer sua interferência no modo de ser e de agir das pessoas e na maneira de se comportar diante do seu grupo social como cidadoes.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License