AA1 - Grupo 02

Construa um texto com seus colegas de grupo, de forma a responderem os seguintes questionamentos:
1. Com base na aula anterior (slides) e no texto, explique o que é tecnologia? onde utilizamos algumas tecnologias? para que fazemos uso de diferentes tecnologias?
2. Além de materiais transformados pelo homem, como panelas, alimentos industrializados, o que mais podemos denominar de tecnologia?
3. O que são tecnologias de informação e comunicação? cite alguns exemplos?
4. O que mudou na sociedade com o avanço das tecnologias de informação e comunicaçao (TIC)?
5. Aponte aspectos positivos e negativos da Televisão?
6. Qual o papel da escola diante da formação acritica de grande parte da população ligada à TV e internet?

Trabalho realizado pela Vanessa Alves Nunes Corrêa

O que vem a se essa tal de tecnologia?

A Tecnologia não está ligada somente ao artefato mais, no emprego de ferramentas, aparelhos, máquinas, dispositivos, matérias, objetivando uma ação deliberada e a análise de seus efeitos, envolvendo o uso de uma ou mais técnicas para atingir determinado resultado.

Podemos denominar tecnologia as técnicas que usamos no nosso dia-a-dia para facilitar e exercitar algo como, por exemplo: fazer um bolo.

Através de suportes como, mídia e meios de comunicação podemos realizar o acesso e a veiculação das informações e todas as demais formas de articulação comunicativa em todo mundo. A sociedade obteve facilidades em se relacionar com pessoas, em receber informações de variados temas, assim como, a facilidade de se expressar para o mundo. A televisão, por exemplo, possibilita às pessoas entretenimento e informações sobre o mundo. Mas essa tecnologia também pode ser negativa, já que, são passados conteúdos não validos em nosso cotidiano, e que podem interferir no modo de ser e agir das pessoas.

Diante desses fatos a escola tem papel de posicionar o indivíduo perante as informações exibidas na TV e internet, já que esses meios de comunicação são de extrema importância e acabam fazendo com que as pessoas discutam sobre o assunto, sabendo que elas tomam essas informações exibidas como, verdades absolutas. Cabe à escola fazer com que o aluno discuta sobre esses assuntos de forma a torná-lo crítico diante das situações.

A Tecnologia é Tudo no Cotidiano.

Acadêmica: Maria Ana Dal Molín Moreira

Tecnologia é tudo aquilo que o ser humano inventou tanto em termos de artefatos como métodos e técnicas, no nosso dia-a-dia desde quando acordamos utilizamos o relógio que é uma tecnologia que já está incorporada aos nossos hábitos diários às vezes nem se damos conta de seu uso é cada vez mais presente e necessário para sobrevivermos. Fazemos o uso de vários tipos de tecnologias para facilitar nossa vida. As vezes ela vem como suporte, para que ações ocorram. Esse tipo de tecnologia é chamada de “Tecnologias da inteligência” que são construções internalizadas nos espaços da memória das pessoas. Ou seja a tecnologia possibilita ao homem a avançar e assim, aprender mais. Sao as TIC (Tecnologia de Informaçao e Comunicação) que nos possibilitam a nos comunicarmos e nos informarmos. Algumas coisas que já se tornaram naturais sao exemplos de tecnologia de informação e comunicação, como a televisão, rádio e o computador. No Entanto utilizamos algumas tecnologias em nosso dia –a –dia empregamos processos e usamos artefatos de forma tão natural que nem nos damos conta de que constituem distintas tecnologia que são muito presentes em nossa vida . Como empregados para cuidar da higiene e limpeza pessoal, alimentar-se, falar ao telefone e também como artefatos tais como: canetas, lápis, cadernos, talheres etc. Ou seja, a tecnologia possibilita ao homem a avançar e assim, aprender mais. Sao as TIC (Tecnologia de Informaçao e Comunicação) que nos possibilitam a nos comunicarmos e nos informarmos. Algumas coisas que já se tornaram naturais sao exemplos de tecnologia de informação e comunicação, como a televisão, rádio e o computador. Graças a TIC, podemos nos comunicar, e se informar, saber notíciais do mundo inteiro.Conversar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. O desenvolvimento de hardware e software garante a comunicação dos processos decorrentes aos meios virtuais, no entanto foi à popularização da internet que potencializou o uso de TIC´s através de novos sistemas de comunicação e informação foi criadas formando uma verdadeira rede criações como o e-mail, chat, fórum, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, webcam, entre outros revolucionam os relacionamentos humanos. Antigamente, as pessoas saíam às ruas ou ficavam nas janelas de suas casas para se informar sobre o que estava acontecendo nas proximidades, na região e no mundo. A conversa com os vizinhos e os viajantes garantia a troca e renovação das informações. Aspectos positivos da nossa sala, pela televisão, podem saber a previsão do tempo e o movimento do trânsito, informarmo-nos sobre as últimas notícias, músicas, filmes e livros que faz sucesso e muito mais. Os conteúdos oferecidos pelos programas televisivos passou a orientar nossas vidas. Pessoas de todas as idades, condições econômicas e níveis intelectuais começaram a viver ligado na televisão. O papel da escola na sociedade é que os indivíduos e as instituições devem adequar às estas novas circunstâncias, passando a rever, metodologias de ensinar e aprender, tantas vezes na escola como no serviço. Elas intervêm no nosso aprendizado, processos cognitivos, inquietações e inteligências do mundo, vindo dessa forma a dinamizar o ensino e solicitar a aprendizagem tanto dos alunos como dos educadores. Nós precisamos de uma forma nova de competência crítica, uma arte ainda desconhecida de seleção e decodificação da informação, em resumo, uma sabedoria nova. A escola é direcionado a importante tarefa de refletir com seus alunos sobre o que é apresentado pela televisão, suas posições e seus problemas, reconhecer sua interferência no modo ser e agir das pessoas e na própria maneira de se comportar diante de seu grupo social, como cidadões.