AA1 - Grupo 04

Construa um texto com seus colegas de grupo, de forma a responderem os seguintes questionamentos:
1. Com base na aula anterior (slides) e no texto, explique o que é tecnologia? onde utilizamos algumas tecnologias? para que fazemos uso de diferentes tecnologias?
2. Além de materiais transformados pelo homem, como panelas, alimentos industrializados, o que mais podemos denominar de tecnologia?
3. O que são tecnologias de informação e comunicação? cite alguns exemplos?
4. O que mudou na sociedade com o avanço das tecnologias de informação e comunicaçao (TIC)?
5. Aponte aspectos positivos e negativos da Televisão?
6. Qual o papel da escola diante da formação acritica de grande parte da população ligada à TV e internet?

A Tecnologia.

Tecnologia é tudo aquilo que o ser humano inventou, tanto em termos de artefatos como de métodos e técnicas para estender a sua capacidade fisica , sensorial, motora ou mental. A usamos a favor da: escrita, no áudio, video e entre outras, para que nos favoreça. Fazemos o uso de vários tipos de tecnologias para facilitar nossa vida.

As vezes ela vem como suporte, para que ações ocorram. Esse tipo de tecnologia é chamada de “Tecnologias da inteligência” que são construções internalizadas nos espaços da memória das pessoas. Ou seja a tecnologia possibilita ao homem avançar e assim, aprender mais. São as TIC (Tecnologia de Informaçao e Comunicação) que nos possibilitam a nos comunicarmos e nos informarmos. Algumas coisas que já se tornaram naturais são exemplos de tecnologia de informação e comunicação, como a televisão, rádio e o computador.

Graças a TIC, podemos nos comunicar, e se informar, saber notíciais do mundo inteiro. Conversar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. Hoje tudo é mais fácil, pois antigamente , as pessoas ficavam na janela para se informar do que acontecia, sem imaginar o que acontecia ao redor do mundo.

Os aspectos positivos são: divulgação de informação, transmissão de programas culturais e científico e entretenimento e os apectos negativos são isolamento social, programas sem conteúdo educativo, perda de interesse pelos livros e aumento do consumismo de produtos anunciados na televisão.
A escola é direcionado a importante tarefa de refletir com seus alunos sobre o que é apresentado pela televisão, suas posições e seus problemas, reconhecer sua interferência no modo de ser e agir das pessoas e na própria maneira de se comportar diante de seu grupo social, como cidadãos.