AA1 - Grupo 08

Construa um texto com seus colegas de grupo, de forma a responderem os seguintes questionamentos:
1. Com base na aula anterior (slides) e no texto, explique o que é tecnologia? onde utilizamos algumas tecnologias? para que fazemos uso de diferentes tecnologias?
2. Além de materiais transformados pelo homem, como panelas, alimentos industrializados, o que mais podemos denominar de tecnologia?
3. O que são tecnologias de informação e comunicação? cite alguns exemplos?
4. O que mudou na sociedade com o avanço das tecnologias de informação e comunicaçao (TIC)?
5. Aponte aspectos positivos e negativos da Televisão?
6. Qual o papel da escola diante da formação acritica de grande parte da população ligada à TV e internet?

Tecnologia e informação

Tecnologia é tudo aquilo que o homem consegue modificar para melhorar a sua forma de viver facilitando e melhorando o dia a dia, a tecnologia pode ser vista como artefato, cultura, atividade com determinado objetivo processo de criação conhecimento sobre uma técnica e seus respectivos processos.

Utilizamos a tecnologia em nossas atividades cotidianas como dormir, comer, trabalhar. Também podem ser consideradas tecnologias as próteses, óculos, vitaminas e remédios resultantes de tecnologias sofisticadas bebidas e vários outros elementos que usamos e não nos damos conta de que é resultado de pesquisas e estudos.

As tecnologias de informação têm como suporte o radio a televisão, os jornais e o computador que através da internet podemos ficar o tempo todo conectados com o mundo.

Com o avanço das tecnologias o comportamento da sociedade também foi modificado. Antigamente as pessoas se comunicavam umas com as outras para saber o que estava acontecendo a sua volta e no mundo; hoje utilizamos mais a tecnologia para nos informar, e com isso nos distanciamos da sociedade, pois tudo que precisamos esta na mídia. Um dos pontos positivos da tecnologia é que a todo o momento estamos informados, sabemos o que acontece no mundo inteiro, e o ponto negativo é que as pessoas trocaram seus hábitos e comportamentos e passaram a viver conforme os personagens da televisão.

O papel da escola e formar cidadãos críticos, capazes de construir sua própria historia, e não se influenciar com que vem acompanhando na TV ou na internet.

Sandra Quitéria, Salete Santos e Maria Rita Alves.

O que vem ser essa tal tecnologia

Tecnologia é aquilo que o homem inventa para melhorar o meio onde vive, utilizamos algumas tecnologia para cuidar da higiene e limpeza pessoal, alimentar se, falar ao telefone,costurar,também convivermos com outros artefatos como caneta,lápis,caderno,talheres,existem outras tecnologia que existem para estender ou aprimorar nossos sentidos como óculos,aparelhos de audição,instrumentos de medida e muitos outros por isso que fazemos o uso de diferentes tecnologias que facilitam nosso dia a dia.

Podemos denominar,a linguagem oral e escrita que s renova a cada dia, conforme o individuo usa mais materiais tecnológicos um exemplo disso é a linguagem tecnologia que veio junto com os computadores
São formas de vincular informações como a rádio,televisão e computador.

Muitas coisas mudaram, pois se tornou mais fácil e rápido sabe o que esta acontecendo de outro lado do mundo apenas usando a tela de um computador, sem precisar ficar dias e dias esperando uma carta.

Com a televisão as informações chegam mais rápido as pessoas alem de proporcionar a diversão elas também aprendem, mais como ponto negativo pode iludir e transmitir noticias falas.

A escola tem um papel muito importante pois, os professores falam sobre a designada a importância de refletir sobre o que é a televisão e o que ela realmente ensina aos seus alunos a televisão traz muitas oportunidades para o aprendizado das crianças a escola tem o papel de traduzir o que a televisão passa ao seus alunos,suas posições e problemas, reconhecer sua interferência no modo de ser e de agir das pessoas e na própria maneira de se comportar diante do seu grupo social.

kerly cristia Francisca ferreira