Atividade 1 - Grupo 9

Transformações Sociais do Século XX

O século xx foi um período de cem anos que ocorreu várias transformações e evoluções tecnológicas que envolviam poder, essas reviravoltas deu surgimento a várias invenções e aparecimento das artes como o modernismo que foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX.

Sobretudo na Literatura e nas Artes Plásticas. Este foi resultado, em grande parte, da assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas européias no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, na qual reflete, na procura da abolição de todas as regras anteriores e a procura da novidade e da velocidade. Foi marcado, sobretudo, pela liberdade de estilo e aproximação com a linguagem falada, sendo os da primeira fase mais radicais em relação a esse marco.

Não deixando de ressaltar que neste período foi considerado a época de grandes massacres, pois foi neste período que ocorreram maiores índices de mortes geradas pelas guerras conflituosas para a conquista de poder. Um exemplo a ser citado é a era de Hitler que tinhsa em seu reinado uma ditadura ferrenha.

Contudo, uma era do consumo, da cultura de massa e da alta tecnologia, a arte e a literatura ultrapassam limites dos museus e das livrarias, saem da solidão dos escritórios, dos conservatórios e ateliês para se misturar à multidão. Ao mesmo tempo que a arte se engaja politicamente, também toma o rumo contrário desapegando-se da realidade social para a expressão quase angustiada do indivíduo.

Com o impulso tecnológico nas áreas de comunicação e na circulação de bens, ocorrido de forma mais profunda a partir dos últimos anos do século XX, a integração comercial, política, econômica e cultural passa a marcar a experiência humana. Do ponto de vista ideológico, prevalece uma sensação de encolhimento do tempo e do espaço, assim como de uma interdependência maior entre as populações mundiais, resultado de uma reestruturação produtiva e do avanço do pensamento neoliberal. Sendo assim, nos dias de hoje uma literatura de caráter cada vez mais urbana capta os impasses de um mundo marcado pelo dinamismo, pela desigualdade e pela velocidade das transformações.