Atividade 2 - Grupo 2

A Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial ou A guerra das guerras como ficou conhecida, foi um conflito bélico mundial, que se iniciou em 28 de julho de 1914 e teve seu desfecho em 11 de novembro de 1918, entre a tríplice entente, líderada pelo Império Britânico, França, Império Russo e Estados Unidos da América, que derrotaram a coligação formada pelas potências centrais, Alemanha, Império Autro-Umgaro e Império Turco-Otomano, essa guerra causou o colapso de quatro impérios e mudou radicalmente o mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente, haja vista que algumas nações se aproveitaram da bagunça causada pela guerra e alargaram suas fronteiras.

O Conflito

O ínicio desse conflito é algo que intriga historiadores do mundo todo, os quais não conseguem chegar a um consenso sobre a verdadeira origem do combate, mas, alguns dos motivos relatados pelos historiadores foram o expansionismo, a corrida armamentista, a política de alianças,e a exploração Imperialista da África e Ásia que ocorreu a partir do final do século XIX até meados da década de 1960. Entretanto, a versão mais aceita, seria a de que em 28 de julho de 1914, o arqueduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Autro-Húngaro e sua esposa Sofia, duquesa de Hohenberg, teriam sido assasinados pelo Sérvio Gavrilo Princip, que pertencia a um grupo terrorista, denominado Mão Negra que lutava pela união dos territórios que continham Sérvios.

Além do ponto acima apresentado, a situação entre os países Europeus vinha se agravando desde 1870 quando a França foi derrotada no embate denominado Frnaco-Prussiano. Ao passo que despertava uma grande rivalidade entre a Inglaterra e a Alemanha, por questão de medo de perder a supremacia, pelo lado inglês.

Vale salientar toda divisão que houve na Europa, a qual rachou-se em duas, denominada Tríplice Entente e Tríplice Aliança, as quais tratavam um conflito de opiniões e lutavam pelo poder.

Esse conflito provocou a morte de milhares de civis e militares, arrasou cidades de diferentes países sobretudo da europa, o confronto envolveu quase que todos os países do planeta.

O Contexto Histórico Britânico

No período da Primeira Guerra mundial, o Império Britânico se notabilizara por ter se tornado uma das maiores potências mundiais, graças ao desenvolvimento tecnológico advindo com a Revolução Industrial. Todavia os descasos sociais eram maquiados pelo governo, no apogeu da Grande Guerra a Grã Bretanha já era o foco das atenções, pela potência que se tornara.

O contexto histórico britânico entre o final do século XIX até o final da Grande Guerra, pode ser descrito como: a ascenção e a queda da maior potência mundial. Uma vez que a inglaterra no século XIX era considerada uma super potência mundial, um país super desenvolvido, que possuía territórios em t
todos os continentes.

Os ingleses possuíam a maior economia, a maior marinha e tinha acesso aos maiores mercados consumidores e muitas industrias que distribuiam produtos para o mundo inteiro. O declinio da supremacia inglesa só ocorreu no século XX, em 1918, para ser mais exato, com o témino da primeira guerra mundial, pois surgia uma nova potência mundial: os Estados Unidos da América.

Influência da Primeira Guerra Mundial na Literatura Inglesa

As experiências da Primeira Guerra Mundial ou Grande Guerra, refletiu diretamente na Literatura Inglesa, uma nova modadlidade de narrativa surgiu, denominado Poesia de Guerra, que oborfavam em seu bojo temas patriotas e imperialistas.

Um grande expoente e pioneiro da modalidade narrartiva "literatura de Guerra" foi Johns Buchan, que abordava em seus escritos romances de espionagem, obtendo grande popularidade durante e depois da Primeira Guerra Mundial.