Atividade 2 - Grupo 3

Há fortes indícios de que a Primeira Guerra Mundial tenha-se iniciado por um suposto conflito entre duas alianças formadas por diferentes países, alguns críticos apontam outras causas como a rivalidade entre alguns países por territórios marítimos devido a grande circulação dos navios como fonte de riqueza.

O desencadeamento foi provocado pelo confronto entre as potencias industriais, o nacionalismo e a mídia contribuíram muito para a guerra. A primeira guerra mundial decorreu, antes de tudo, das rivalidades, politicas e de disputas por àreas coloniais. As pretençoes imperialistas se aprofundaram na segunda metade do seculo XIX, pois nessa época, ja existiam fortes indícios de que novas potencias emergiam no cenario econômico mundial. A industria bélica da Alemanha surprendia os demais paises europeus e os Estados Unidos. Os ingleses detentores da maior parte dos territorios coloniais dominavam o comercio europeu.

Após a Primeira Guerra Mundial os países ficaram desestruturados, a situação econômica ficou "de mal a pior", a crise de 1929 fez aumentar o índice de desemprego, naturalmente muitas famílias entraram na miséria, tal crise foi considerada a grande depressão pós-guerra, tornou-se o pior período de decadência econômica do país, a classe alta e baixa sofreram com a quebra de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a exportação e a industrialização interna caíram também, muitas pessoas perderam o que tinha e aquelas que pouco mantinha, sucessivamente ficaram sem nada.

Os governos implantaram programas de apoio social para minimizar os efeitos da crise, mas as conturbações econômicas só obtiveram melhoras após o término da crise da Segunda Guerra Mundial. Fabricantes de armas e munições entusiasmados com a possibilidade de aumentar seus lucros, colocaram no mercado o que havia de mais moderno na época. Por sua vez, os chefes dos Estados investiram na formação de grandes territórios.

Depoimentos de soldados " Uma certa ferocidade surge dentro de você, uma absoluta indiferença para com tudo o que existe no mundo. exceto o seu dever de lutar. Você está comendo um pão, e um homem é atingido e morto na trincheira perto de você. Você olha claramente para ele e continua a comer o seu pão." " aqui desaparece para sempre o cavalherismo. Como os sentimentos nobres e pessoais, ele teve de ceder o lugar ao novo ritmo da batalha a ao poder da maquina. Aqui a nova Europa se revelou pela primeira vez no combate.IN: EKSTEINS,Modris, A sagração da primavera. Rio de Janeiro:Rocco,1992.

A primeira guerra foi um conflito da sociedade industrial. O nacionalismo exacebado, rivalidades econômicas e o surgimento de uma eficiente industria bélica reduziram as possibilidades de acordos pacíficos entre as potências, Grupos nacionalistas exaltados glorificavam o conflito e justificavam a guerra como um mecanismo para dominar outros povos.

b789HMS_Dreadnought_1906_H63367.jpg