Atividade 2 - Grupo 4
300px-WW1_TitlePicture_For_Wikipedia_Article.jpg

A Primeira Guerra Mundial ocorreu no século XX, ( 1918 a 1914), sendo que, o continente europeu foi alvo de grandes massacres. Vale ressaltar que os motivos principais que influênciaram para o acontecimento da Guerra foram, Imperalismo, as disputas prévias não resolvidas, um complexo sistema de alianças, o atraso e discrepância nas comunicações diplomáticas, corrida armamentista, e planejamento militar rigido.

É de suma importância destacar que a Primeira Guerra Mundial ocorreu, antes de tudo, das disputas por àreas coloniais. Destacando-se assim, o revachismo francês, a Questão Alsácia- Lorena e a Questão Balcânica. Após a unificação política, a Alemanha, passou a reivindicar áreas coloniais e a contestar a hegemonia internacional inglesa, assim favorecendo a formação de blocos antagônicos. A partir dessa fusão, passaram a se chamar de Triplice Aliança, a Alenha, Austria - Ungria e Itália.

Os blocos rivalizavam-se na política e militarmente, surgindo em 1914, um dos motivos do surgimento da Primeira Guerra foi o assassinato do herdeiro do trono Áustro-Húngaro Francisco Ferdinando, em Sarajevo, Bósnia.

Dentre os muitos fatores que contribuíram para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, os mais significativos foram :
* A industrialização européia, iniciada no século XVIII, na Inglaterra, que, posteriormente, se espalhou para o restante da Europa.
* As práticas imperialistas do século XIX,
* O nacionalismo e a política de alianças que os países europeus firmaram com o intuito de se proteger de ataques inimigos.

À declaração de guerra da Áustria à Sérvia seguiram-se outras, formando-se as Tríplices Aliança e Entente. O conflito iniciou-se como uma guerra de movimento, para depois transformar-se em uma guerra de trincheiras. Em 1917, os EUA entraram na guerra ao lado da Tríplice Entente, no mesmo ano em que a Rússia, por causa da Revolução Bolchevique, retirava-se. Os reforços dos EUA foram suficientes para acelerar o esgotamento do bloco Alemão, sendo que em 1918, a Alemanha assinou sua rendição. No ano seguinte foi assinado o Tratado de Versalhes, que estabeleceu sanções aos alemães e a criação de um organismo que deveria zelar pela paz mundial. Esse tratado, conforme os 14 pontos propostos pelo presidente Wilson (EUA), determinou punições humilhantes aos alemães, semeando o revanchismo que desencadearia, depois, a Segunda Guerra Mundial.

A Primeira Guerra, provocou uma alteração profunda na ordem mundial, os EUA surgiram como principal potência econômica mundial, houve o surgimento de novas nações, devido ao desmembramento do Império Áustro-Húngaro e Turco, deste modo, surgiu um regime de inspiração marxista na Rússia.

No entanto, a Primeira Guerra foi dividida em fases, isto é, a primeira fase ocorreu entre agosto e novembro de 1914, a qual ficou conhecida como guerra do movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França.

Já, a segunda fase da Primeira Guerra Mundial aconteceu em novembro de 1914 a março de 1918. Essa fase passou a ser conhecida como a Guerra de posições, foi a época em que ocorreram as maiores estratégias militares, e dessa forma com os avanços dos exércitos custavam milhares de vidas.

A terceira fase, foi nomeada as ofensivas de 1918, onde novas armas bélicas foram utilizadas nos conflitos, uso de tanques e aviões, e além disso, um grande contingente de soldados norte-americanos.

Sendo assim, a Primeira Guerra Mundial foi palco de muitas consequências, isto é, primeiramente pela quantidade de mortos e feridos provocados pelas batalhas, além de grandes perdas econômicas e enumeros gastos deixando muitos paises em sérias crises. Apenas os EUA e Japão, conseguiram beneficiar-se do comércio europeu.

Após a Primeira Guerra Mundial os prejuízos materiais eram incalculáveis. A Europa já não era a mesma, havia perdido a influência no mundo.

A Primeira Guerra Mundial foi o prenúncio da crise total que se abateu sobre a Europa. Também acirrou as contadições do capitalismo, a ponto de provocar o aparecimento de uma nova forma de sociedade: a socialista.

A quantidade de mortos fazia qualquer outro conflito anterior parecer uma pequena batalha perto da canificina provocada pela Primeira Guerra Mundial.

"Um dos mais sangrentos episódios da história da humanindade', assim foi considerada a Primeira Guerra Mundial, por muitos historiadores. Foi vista como um marco do nascimento do mundo moderno, mas o nascimento desse mundo custou muito em termos de vida. No total as estimativas variam entre 9 e 10 milhões de mortos.

Embora as balas e bombas durante o conflito tenham tirado muitas vidas, a chamada gripe espanhola chegou a matar muito mais do que a luta. Para se ter uma idéia o Estados Unidos, que só depois de 1917 se envolveram na guerra tiveram cerca de 115 mil soldados mortos, mas a gripe espanhola matou mas de 500 mil americanos.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/primeira-guerra-mundial/primeira-guerra-mundial.php

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License