Atividade 2 - Grupo 5

De acordo com a história que conhecemos, vários fatores influenciaram direta ou indiretamente para que ocorresse a 1ª Guerra Mundial. Um dos principais fatores, segundo especialistas, é a concorrência capitalista do século XIX. O interesse em ampliar mercados e o domínio sobre regiões de interesse imperialista fez com que a Europa se transformasse em um verdadeiro barril de pólvora.

Diversos acordos de cooperação militar foram firmados. Alemanha, Áustria e Itália formaram a "Tríplice Aliança". Rússia, Inglaterra e França formaram a "Tríplice Entente". A mobilização de potências em blocos preparou boa parte das condições necessárias para que ocorressem os conflitos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Os Estados Unidos era neutros nos ataques da guerra, apenas lucravam financeiramente com os mantimentos e as armas para o conflito que se tornou uma grande fonte de lucro para o país, por questões de interesse essa atitude solidária era apenas para a "Tríplice Entente". O Estados Unidos esperava ser o mediador dos tratados de paz para construir uma imagem de que o país era solidário e de paz. Contudo o país entrou na guerra quando suas embarcações e aviões contendo mantimentos e armamento para a Inglaterra foram alvejados pela Alemanha, o que exigia uma resposta do governo americano, porém esse não seria o único motivo para atacar,no entanto com a saída da Russia da "Tríplice Entente" a aliança de países a qual auxiliava estava abalada e assim optou por reagir, pois seu investimento financeiro poderia não ter retorno e assim desfalcar-lhe financeiramente. Assim os Estados Unidos entrou oficialmente na I Guerra Mundial passando a liderança dos conflitos e a vitoria da guerra para a "Tríplice Entente".

O poder mundial no pós-guerra desloca-se para os Estados Unidos, que a Europa estava abalada com uma guerra que deixou entre mortos e feridos 28 milhões de pessoas, ou seja, a perda de 10% de sua mão-de-obra.

Quatro anos após a Guerra, a Europa já não era mais a mesma. Dentre as principais mudanças estão:

- presidentes no lugar de príncipes, automóveis circulando pelas ruas, submarinos nos mares e aviões nos céus;
- O cinema e o rádio também começaram a se expandir;
- As mulheres tomaram consciência dos seus direitos e tornaram-se mais livres: passando a trabalhar no comercio enquanto seus maridos estavam na guerra, o que consequentemente afetou seu estilo de vestir, para se ter mais mobilidade para trabalhar e o fato de fabricas estarem fechadas devido a guerra, as roupas passaram a ter menos tecidos e assim iniciou-se a independência feminina, contrastando com os horrores e a falta de esperança que a guerra trouxe. O homem ao voltar da guerra tem sua esposa inserida em um ambiente de trabalho ao qual ele pertencia, passa então a auxiliar nos serviços domésticos e a mulher a ansiar por direitos iguais na sociedade, pois sua pequena atividade perante a sociedade passou a se ampliar e desenvolver.

Tudo isso caracterizava uma nova fase mundial, era o início de um novo século.