Atividade 2 - Grupo 8
73973e6808b51e22d0f531129af352b0.jpg

A Primeira Guerra Mundial começou em agosto de 1914 e terminou em novembro de 1918. Os principais participantes da guerra formaram duas grandes alianças: Tríplice Entente, formada pela Inglaterra (Império Britânico), França, Rússia (até 1917, quando começou a Revolução Russa) e Estados Unidos a partir de 1917. Tríplice Aliança, formada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano. Após a guerra, o cenário geopolítico da Europa estava completamente diferente.

Na metade do século XIX, as nações imperialistas dominaram povos e territórios em diversas partes do mundo e em poucas décadas acumularam riquezas e aumentaram muito sua capacidade de produzir mercadorias. Diante dessa disputa por mercados consumidores entre essas nações nasceu a rivalidade e desta, a Primeira Guerra Mundial. Diversos fatores aconteceram para o início da guerra e não foi somente pela disputa por mercados. Logo abaixo está uma relação dos principais fatores que deram início à Primeira Guerra Mundial.

Causas:
Existem inúmeras causas que acarretou no acontecimento da primeira guerra mundial. No entanto o principal e que marcou o início da guerra, foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro. O assassino foi Gavrilo Princip, que era integrante de um grupo terrorista (ou nacionalista) chamado Mão Negra, que visava unir os territórios que continham sérvios. Mas este ocorrido é o de menos, foi apenas o estopim. Na década de 20, a explicação mais usada para a guerra foi a de que a Alemanha começou atacando e invadindo a Bélgica no dia 3 de agosto de 1914, e os Austro-Húngaros invadiram a Sérvia dia 29 de Julho do mesmo ano. Por terem sido os primeiros a atacar, os alemães e austro-húngaros foram considerados os culpados pela guerra, tendo de pagar uma quantia enorme de dinheiro para reparar danos da Tríplice Entente. O valor era o correspondente á aproximadamente 20 bilhões de dólares hoje. Em 1931 essa dívida foi extinta.

Rivalidades:
A rivalidade entre Alemanha e Inglaterra também é uma das causas. Os Ingleses sempre dominaram os mares da Europa (desde a época do descobrimento do Brasil!), e os alemães, claro, não gostavam nada disso. Iniciou-se uma corrida armamentista, desenvolvimento de navios de guerra, etc. A tensão aumentou quando a Inglaterra construiu o revolucionário encouraçado HMS Dreadnought:

Militarismo e Aristocracia:

Já os americanos, culpam a aristocracia da Alemanha, Rússia e do Império Austro-Húngaro, que mandava nesses países. Eram militaristas, deixando de lado a democracia. Os americanos, com essa desculpa, entraram na primeira guerra mundial, e os russos saíram da Tríplice Entente.

Nacionalismo:

O nacionalismo, que se expandia rapidamente pela Europa na época, alimentado pelas guerras perdidas, rivalidades, e a mídia, contribuiu bastante para a Guerra. Os cidadãos da Sérvia e do Império Austro-Húngaro clamavam por uma guerra, para defender a sua honra.

Revanchismo:

Os alemães dominavam uma região chamada Alsácia e Lorena, que, inicialmente era mesmo do povo alemão, mas foi tomado por Luís XIV da França, em 1648. Os franceses devolveram o território aos alemães, devido ao Tratado de Frankfurt (guerra franco-prussiana). Com isso, surgiu um sentimento de revanchismo nos franceses.

Os conflitos que foram desencadeados na I Guerra Mundial provocaram diversas mudanças no mundo, principalmente na Europa. Cerca de dez milhões de pessoas foram mortas e a I Guerra Mundial mobilizou cerca de 65 milhões de homens nos conflitos, mas além das mortes e destruições, essa guerra trouxe outras consequências como por exemplo, o crescente desemprego que tomou conta dos países europeus, início dos regimes autoritários como o nazismo e fascismo, início da revolução pela igualdade feminina, a Europa entrou em declínio, entre outros.

Após a primeira guerra mundial a política britânica sofre algumas alterações e conseqüentemente no seu lugar na cultura política britânica como os costumes da era vitoriana e eduardiana que havia legitimado ativo, e com isso suas política pública cai rapidamente em descrédito após 1918.
Alem de que a Inglaterra até então considerada como grande potência mundial perde seu lugar entranto o Estados Unidos como nova Potência

http://vimeo.com/24058275#t=95

Referências: http://www.infoescola.com/historia/causas-da-primeira-guerra-mundial/