Atividade 2 - Grupo 9

A Primeira Guerra e a Sociedade Britânica

A Primeira Guerra Mundial ou Grande Guerra, como também foi conhecida, foi um acontecimento que teve início no século XX, pondo fim ao que se convencionou chamar de Bela Época, período em que as grandes potências européias não entraram em guerra entre si e a burguesia viveu sua época de esplendor, por causa da expansão do capitalismo imperialista e a exploração imposta ao proletariado.

Alguns dos fatores que desencadearam a primeira guerra foi a partilha das terras da África e Ásia, no qual gerou muitos desentendimentos entre as nações européias. Este descontentamento ítalo-germânico permaneceu até o começo do século XX e foi um dos motivos da guerra, pois a Alemanha e a Itália queriam mais territórios para explorar e aumentar seus recursos econômicos.

A concorrência econômica entre os países europeus acirrou a disputa por mercados consumidores e matérias-primas. Muitas vezes, ações economicamente desleais eram tomadas por determinados países ou empresas.

A questão do nacionalismo também esteve presente na Europa pré-guerra. Além das rivalidades (exemplo: Alemanha e Inglaterra), havia o pan-germanismo e o pan-eslavismo. No primeiro caso era o ideal alemão de formar um grande império, unindo os países de origem germânica. Já o pan-eslavismo era um sentimento forte existente na Rússia e que envolvia também outros países de origem eslava.

Um outro fato que foi o estopim para a guerra foi o assassinato do príncipe Francisco Ferdinando,um jovem integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, no entanto o império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia.

Esta guerra foi uma das mais sangrentas já ocorrida na época, por causa de poder, por apenas querer um pequeno pedaço de terra, a qual pudesse mostrar que era dono/proprietário de alguns metros quadrados. Por presente fato acima mencionado, milhares de soldados foram a luta e morreram pelos míseros pedacinhos de terra que na época representava poder, mas se analisar atualmente não mudou muito o capitalismo que era da época, apenas amenizou o modo com que as pessoas querem adquirir poder para si.

Esta época sempre estava presente o espírito de guerra, pois os países que se enfrentavam ou que poderiam se enfrentar sempre estavam preparados para lutar, sempre estavam apostos para um novo conflito, estavam sempre com o estoque de armas completos e soldados preparados para o próximo conflito.

As consequências da primeira guerra foram muitas, a começar pela quantidade de mortos e feridos ocasionados pela batalha, além de grandes perdas econômicas e grandes gastos que deixaram muitos países em sérias crises.

Os EUA e o Japão se beneficiaram com a guerra, pois essa situação permitiu o estímulo e a diversificação da sua indústria, enquanto que a Alemanha foi submetida a multas e sanções pelo Tratado de Versalhes. O mapa geopolítico da Europa foi redefinido, e a insatisfação gerada pelas duras penalidades, impostas pelo Tratado de Versalhes motivou o sentimento de revanche na Alemanha, o que gerou um novo conflito.