Fundamentacao Teorica

Índice - Autoria Colaborativa na Web

Escrita Colaborativa e Wiki: alguns conceitos

Convém esclarecer os pressupostos de escrita colaborativa que trazemos no bojo do projeto. A escrita colaborativa é outro lugar comum na internet e no que diz respeito aos hipertextos é uma das principais ferramentas. É como uma equipe que escreve para que eles próprios e muitos outros possam ler e tirar suas conclusões. É como se pensamentos e ideias pudessem se fundir e chegar a um texto único e melhor ainda, produzido pelos leitores, muito diferente da leitura impressa, onde muitos leem e poucos escrevem. Claro que para uma única mente e mão escrever no papel é bem mais simples. E, seguindo o pensamento de Lima (2012), para se chegar a uma escrita colaborativa é necessária utilização de muita mão de obra. A começar pelos criadores das páginas no sentido técnico, depois disso, as pessoas que se disponibilizam a escrever e continuar o processo. Não é tão simples como no papel, mas a cada dia, mais e mais usuários se disponibilizam a criar e a preencher essas páginas.

A tecnologia de base escolhida para a produção hipertextual colaborativa será a ferramenta wiki. A wiki é um sistema de escrita cooperativa, que permite a edição de texto conjunta por um grupo de autores dispersos, em ambientes geográficos diferentes (LIMA, 2007). Lima explica que a plataforma wiki “é destinada à construção livre e coletiva do conhecimento”, permitindo assim, “a qualquer usuário adicionar, remover e ainda editar e alterar assuntos sem necessidade de autorização”. Lima (2007) acrescenta que a plataforma wiki “permite a mixagem de todas as mídias digitais (a palavra, a imagem, o som, a animação, etc), bem como a criação de inúmeros links internos e externos”. A wiki permite que documentos sejam construídos e editados, coletivamente, na Web. É um suporte fácil de ser utilizado pelos usuários, tornando-se assim uma importante ferramenta pedagógica se bem manuseada pelos professores.