Grupo 1 - Resenha 1

VOLTAR GRUPOS - SEGUIR

thumb.jpg

Escrita digital colaborativa a partir da tecnologia wiki

"Um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho, um sonho sonhado em conjunto torna-se realidade"!

BOMFIM, Luciene da Silva Santos; GONÇALVES, Adair Vieira. Escrita Digital Colaborativa a partir da Tecnologia Wiki. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v.17, n.3, p.823-855, set./dez. 2014.

RESENHA 1

O texto em questão traz um experimento que aborda o uso das ferramentas digitais (ferramenta Wiki) para a construção colaborativa de (hiper)textos. O corpus da pesquisa foi o resultado de um trabalho colaborativo de alunos do Ensino Médio. A construção de hipertexto colaborativo é bastante interessante por ter um caráter democrático na construção conjunta de ideias e opiniões divergentes que se misturam e se complementam. A utilização da Web 2.0 tem muito a colaborar com um ensino-aprendizagem mais aberto e capaz de inserir nossos alunos como cidadãos ativos e atuantes na sociedade, atendendo dessa forma, um dos grandes objetivos da educação. Os autores enfatizam a importância do trabalho colaborativo, seguindo o que dispõe a teoria vigotskyana, acreditando que é na interação dos envolvidos no processo que ocorre a aprendizagem. A tecnologia Wiki é apresentada como uma aliada à prática pedagógica por possibilitar tanto a construção colaborativa de textos quanto uma avaliação pelo professor/orientador a partir do processo de escrita e não apenas do produto final. O texto é relevante para todos aqueles que se preocupam com questões relacionadas à leitura e escrita de textos. As tecnologias hoje contribui muito para a autoria do conhecimento, nosso professores e alunos precisam construir textos próprios individualmente e colaborativamente e neste texto traz uma forma da produção deste conhecimento.

images?q=tbn:ANd9GcTTnli6c9xegTGLVFgjuBVRvrOcLgOgkoLxDf7T_plEwLDJrJX8