Grupo 1 - Resenha 2

PINHEIRO, Petrilson Alan. A escrita colaborativa por meio do uso de ferramentas digitais: ressignificando a produção textual no contexto escolar. Caleidoscópio: Sao Leopoldo/Rs, v. 3, n. 9, p.226-239, 2011. Disponível em: <doi: 10.4013/cld.2011.93.07>. Acesso em: 10 set 2015.

partilha_de_conteudos.png

Este artigo fala sobre um grupo de alunos do ensino médio e discute a web 2.0. No texto o autor fala sobre a escrita colaborativa. A leitura do texto nos leva a pensar na dificuldade que os alunos tiveram para elaborar o texto e já começa na escolha do assunto e depois na forma da escrita. O papel de liderança é fundamental para a escrita colaborativa para que aconteça de uma forma organizada. O grupo de alunos neste trabalho utilizaram um estratégia que durante a escrita do texto estaria utilizando um escrita com cores para se definir o texto inicial. O experimento explora as possibilidades da Web 2.0 a partir do gênero jornal na modalidade digital. Texto bastante perspicaz num momento em que tanto se fala em utilizar os recursos tecnológicos no processo educacional, porém, muitas vezes, não sabemos como fazê-lo. Pesquisas como esta oferecem um ponto de partida para que possamos inovar a cada dia a nossa prática pedagógica. O mundo globalizado contemporâneo exige mudanças substanciais de paradigmas, dentre elas a necessidade de um novo perfil de trabalhadores que precisam ser criativos e saber trabalhar em equipes. É nesse panorama que entra a escola, com um de seus objetivos de preparar o educando para ser cidadão consciente, crítico e atuante nas diversas esferas da vida: social, política e econômica. Com essa grande missão, o processo de ensino-aprendizagem precisa adequar-se a essa nova situação. Dessa forma, a escrita colaborativa torna-se uma importante possibilidade pedagógica no sentido auxiliar os estudantes a experimentarem o trabalho construído em conjunto, preparando-os para as atuais exigências que se faz necessária ao cidadão e ao profissional nos dias de hoje. Texto bastante relevante para todos os profissionais que lidam com o processo de produção textual.