Grupo 1 Resenha 5

Índice - Resenha 5

A modalidade de sala de invertida, como um dos modelos de EAD, tem como um de seus pontos mais fortes atender às exigências da economia global do conhecimento que exige uma nova geração de estudantes adaptada a essa nova realidade; daí a necessidade de estratégias de aprendizagem ativa como a já citada flipped classroom.
No período que nos encontramos temos que verificar em cada curso o que poderá ser ministrado a distância.
No modelo rodízio (é um modelo que poderá ser utilizado), consiste em proporcionar ao aluno a chance de alternar ou circular por diferentes modalidades de aprendizagem. Esse modelo está dividido em outros quatro subgrupos. Um deles, o rodízio entre estações, consiste em proporcionar ao aluno a possibilidade de circular, dentro da sala de aula, por diferentes estações, sendo uma delas uma estação de aprendizagem on-line (Esta aprendizagem online necessariamente o aluno poderá executada em qualquer lugar), outra de desenvolvimento de projeto, trabalho em grupo ou interagindo com o professor, tirando dúvidas. Um segundo subgrupo é o rodízio entre laboratórios, no qual o aluno circula em diferentes espaços dentro do campus, sendo um deles o laboratório (em casa ou em outro lugar com acesso a Internet) no qual ele realiza atividades on-line, ou laboratórios para o desenvolvimento de práticas específicas. O terceiro subgrupo é o rodízio individual, no qual o aluno circula entre diferentes modalidades de aprendizagem de acordo com horários prefixados. O quarto subgrupo, denominado sala de aula invertida (flipped classroom).