Grupo 2 Resenha 4

Índice - Resenha 4

Sala de Aula Invertida em EAD: uma proposta de Blended Learning

No referido artigo, os autores objetivam refletir sobre o currículo dos cursos superiores de tecnologia na modalidade EaD e apresentar uma proposta de organização dos tempos e espaços de aprendizagem na qual o estudante seja colocado no papel de sujeito ativo de seu próprio conhecimento. Inicialmente abordam estudos que demonstram avanços quanto à organização curricular em EaD, apontando para propostas com modelos semipresenciais, por permitirem ao aluno aproveitar as vantagens da EaD (autonomia e espaço) com a riqueza da vivência de um espaço acadêmico favorecido pelo ensino presencial. Na sequência apresentam o Flipped Classroom ou “sala de aula invertida” (http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/205/artigo311344-1.asp)que tem sido bastante difundida atualmente, inclusive nos cursos de EaD acredita-se ser uma metodologia que estimule os alunos a interagir de maneira mais adequada com o seu processo de aprendizagem como possibilidade diferenciada de organização, que traz o professor como mediador entre o conhecimento elaborado e o aluno, permitindo ao mesmo ser o próprio sujeito desse processo.
O texto traz uma proposta de organização de tempo e espaço no processo de ensino e aprendizagem de modo a privilegiar o aluno transformando em sujeito do próprio conhecimento . O modelo proposto, conhecido como Blended, tem por objetivo aproveitar os pontos positivos do modelo presencial, por isso inclui tutores, especificidade da EaD, por isso reorganiza o tempo de modo que o aluno possa administrá-lo a seu favor.

Nessa proposta os níveis mais básicos de conhecimento ocorrem de forma individualizada e os mais complexos com a ajuda de um mediador. Para determinar os níveis do conhecimento recorre à taxonomia de Bloom e a proposta de avaliação leva em conta a participação do sujeito nas diversas atividades propostas. No entanto, há ainda o conceito de “sala de aprendizagem invertida” que consiste em concentrar as atividades de estudo na criação do conhecimento, exatamente o contrário do que acontece na sala de aula presencial, em que a maior concentração das atividades está no nível da aquisição do conhecimento.

sala-de-aula-invertida.jpg
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License