Grupo 4 - Resenha 1

VOLTAR - GRUPOS

Mas o que penso sobre este assunto é apropriação dos saberes na educação contemporânea a ser considerado com atenção (GADOTTI.1993,P.312). Devemos estar atento a esta questão também. A chave no contexto contemporâneo é “multiculturalismo” ou “pluralismo”. Ai eu vejo o nosso “ adaptar-se” ao ambiente, que hoje temos o mundo digital e deparamos com o problema que a educação enfrenta, é que os nossos instrutores Imigrantes Digitais, que usam uma linguagem ultrapassada (da era pré-digital), estão lutando para ensinar uma população que fala linguagem totalmente nova. Estas habilidades novas que aprendemos e temos que ensinar e vamos nos adaptando e apropriando de saberes, hoje na era digital, isto insulta tudo o que conhecemos sobre migração cultural para esta metodologia, os professores de hoje têm que aprender a se comunicar na língua e estilo de seus estudantes. Pois ainda temos um currículo “tradicional” segundo Marc Prensky; como educadores, nós precisamos pensar sobre como ensinar tanto o conteúdo Legado e o Futuro na língua dos Nativos Digitais e também inventar metodologias para todas as matérias e todos os níveis.

O objeto de estudo deste trabalho é apresentar e discutir a produção hipertextual construída colaborativamente por uma turma do Ensino Médio, utilizando como ferramenta a tecnologia wiki. Como embasamento, utilizamos estudos sobre letramento digital (SIGNORINI, 2012; MOITA LOPES, 2012).
Cibercultura que “é o conjunto das técnicas (materiais e intelectuais), as práticas, as atitudes, as maneiras de pensar e os valores que se desenvolvem conjuntamente com o crescimento do ciberespaço” (LÉVY, 2000, p. 17).

Ou será que estou partindo para outro pensamento diferente ao que foi proposto? Vamos discutir então.

O texto traz uma experiência interessante de construção do conhecimento na plataforma wiki, através da produção hipertextual colaborativa.
O desafio do educador de hoje realmente é muito grande e estar preparado para lidar com tudo isso não é nada fácil. O professor do futuro deve proporcionar aos alunos o gosto em adquirir o conhecimento. Ele deve ser o mediador do conhecimento que está em toda parte, acessível a qualquer pessoa que queira buscá-lo.
Signorini (2012), define os múltiplos letramentos, necessários ao educador do futuro, como práticas em transformação acelerada, que não podem ser reduzidas a um conjunto de conteúdos, saberes e habilidades específicos e acabados. Nesse sentido, é visível a necessidade de aperfeiçoamento e formação continuada por parte dos educadores, que buscam transformar sua sala de aula em um ambiente prazeroso e favorável a uma aprendizagem realmente significativa.