Grupo 4 Resenha 4

Sala de Aula Invertida em EAD: uma proposta de Blended Learning

Disseminada nos últimos anos pelos professores norte-americanos Jon Bergmann e Aaron Sams, a proposta de flipped learning, difere do pensamento de Bloom que defendia uma proposta educacional direta, individual e pré estabelecida.Já para Bergmann e Aaron, esta nova proposta leva o aluno a ser protagonista e aprender de forma mais autônoma, com o apoio de recursos diferenciados.No modelo tradicional o que serve para um serve para todos, limitando os conceitos e unificando o conhecimento como se todos aprendessem da mesma forma e ao mesmo tempo. O avanço da tecnologia construiu o caminho para este novo modelo de ensino, e impulsionou as proposições vigentes para EaD no Brasil.
Um dos recursos adotados é a rotação, na sala de aula o aluno passará por várias estações. O professor trabalhará como orientador e mediador desta nova proposta de ensino. Na pratica o aluno trabalha também dentro e fora da sala de aula, com mapas mentais, o pensamento é através de palavra chave e recursos como imagens e vídeos. Este projeto está sendo realizado pela Fundação Lemann, a base é o conceito de aula invertida, os alunos são estimulados a ter conhecimento prévio do assunto antes da explicação do professor.