Grupo 7 Resenha 1

VOLTAR - GRUPOS

Escrita digital colaborativa a partir da tecnologia wiki

Texto 1 “escrita colaborativa a partir da tecnologia wiki”

ciberespaco.png

A presente resenha analisa o artigo "Escrita digital colaborativa a partir da tecnologia wiki" que aborda a nova fase cultural do ciberespaço, assim como o estudo da ampliação da noção de letramento, por meio da (tics) hipermídia. O artigo relata também a mudança acerca da maneira como processamos, transferimos e armazenamos o conhecimento. Dessa forma o presente texto aborda a questão referente a inclusão digital, trazendo ainda o conceito de “aprendizagem colaborativa e aprendizagem cooperativa”. Sendo as seguintes definições de acordo com os autores. A aprendizagem Colaborativa depende do aluno, ou seja, o educando busca as ferramentas necessárias para a construção do texto, o que mostra uma aproximação com os estudos realizados pelo psicólogo soviético Lev Vigotsky e sua abordagem, de Zona de Aproximação Perimetral ZDP. E por outro lado aborda ainda uma outra definição, escrita cooperativa, sendo que nela o professor é quem dirige e controla as atividades.
Assim vimos que o ambiente wiki é uma ferramenta de alto potencial pedagógico que possibilita trocas de informações coletivas de conhecimento. Para os autores do artigo em questão deve-se analisar a noção de (re) escrita no ambiente wiki, pois a wiki de acordo com os autores "abre novos caminhos para a produção (hiper)textual colaborativa em sala de aula, estabelecendo novas possibilidades de utilização de ferramentas digitais para a produção de (hiper)textos e, para o professor, novos usos destas ferramentas com aplicação pedagógica."
Por fim os autores afirmam que a wiki é uma ferramenta que fornece a escrita colaborativa na web e favorece o alto potencial para a prática pedagógica.