Grupo 8 - Resenha 1

VOLTAR - GRUPOS

Escrita digital colaborativa a partir da tecnologia wiki

O texto da professora Luciene da Silva Santos Bomfim e Adair Vieira Gonçalves, publicado na revista Linguagem & Ensino, no ano de 2014, traz a ideia de produção hipertextual colaborativa com a utilização dos recursos tecnológicos da wiki, uma ferramenta que possibilita a elaboração colaborativa de textos no contexto digital. É discutido a produção hipertextual colaborativa de uma turma de Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual. Com a plataforma wiki, os autores mostram as possibilidades de trabalho colaborativo entre seus membros cadastrados e ressalta a grande contribuição para a construção do conhecimento entre os envolvidos.

A metologia utilizada pelos pesquisadores foi qualitativa, onde primeiramente se aplicou um questionário para 27 alunos com o objetivo de traçar o perfil dos estudantes em relação ao uso da internet. O resultado deste questionário foi que mais de 50% dos estudantes possuíam acesso à internet nas suas residências, e os demais não possuíam, mas acessavam de outros locais, como Lanhouse. Aproximadamente 14% dos estudantes não possuíam e-mail, e foi necessário a criação de e-mail para esses alunos para se iniciar o projeto de escrita colaborativa na plataforma wiki.

Após ter o perfil dos estudantes, foi realizada divisão em grupos. Foi utilizado um site chamado de Wikieducação, hospedado no Wikidot, para para realização da escrita colaborativa do grupo, com um dos estudantes como líder do grupo. Dentro deste site criou-se uma WikiPage, o ambiente virtual onde os alunos produziriam seus textos colaborativos. Antes de inciar o texto colaborativo na plataforma wiki, os estudantes desenvolveram um texto da forma convencional, para proporcionar leitura, pesquisa e discussão com o tema "Você acha que as ferramentas digitais minimizam o tempo que seria destinado aos encontros pessoais?". O próximo passo, os estudantes foram para o ambiente on-line.

A discussão da pesquisa voltou-se para análise da escrita do Grupo 1. Foram analisadas a forma como os estudantes do grupo iniciaram seu texto e como foi sendo modificado até a versão final. Ao todo foram 28 versões do texto, com a participação de todos os estudantes. O que se pode destacar no início do texto foi a frase solta inserida por uma estudante do grupo "Internet: Benéfica x Maléfica", em que se iniciam a escrita. Foi observado que o grupo se preocupou em deixar a escrita de forma culta, inseriu figuras e links para chamar a atenção do leitor. Durante cada inserção e modificação de texto, observa-se a contraposição de ideias conforme cada participante, pois nesta ferramenta os alunos podiam realizar intervenções em partes do texto dos colegas do grupo, formando assim o texto colaborativo.

Os autores encerram a análise comentando que a ferramenta mostrou-se eficaz na promoção do trabalho colaborativo, do desenvolvimento da escrita em ambiente virtual, sendo muito útil como prática pedagógica para a educação básica.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License