Justificativa

Índice - Autoria Colaborativa na Web

A informática tem sido muito útil para a vida escolar. Ela tem ajudado nas pesquisas e facilitado o trabalho de alunos e professores. Porém, apesar de muitas dúvidas quanto ao seu uso pedagógico sabemos que “[…] a informática não vai substituir ninguém. Ela não vai tomar o lugar do professor nem vai fazer mágica na educação” (COSCARELLI, 2005, p. 25). Conforme nos alerta a autora, a máquina em si não produz nada sem o manuseio do ser humano. Sendo assim, é primordial que o professor conheça os recursos que a webtecnologia (tecnologia + internet) oferece e procure os caminhos que melhor atenderão suas necessidades e de seus alunos. A metodologia do professor, com o uso de webtecnologias, deve ser amplamente desenvolvida, logo, a abordagem de ensinar deve partir da experiência do professor em sala de aula, com a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) que os envolvem. No entanto, somente o uso dessas tecnologias não garante que as aulas obtenham resultados positivos e contemplem as orientações curriculares expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que explicitam a necessidade de Letramento ao cidadão do século XXI.

Com os conceitos dos Novos Letramentos, amplamente discutidos pela academia e claramente expressos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, percebe-se a necessidade e urgência em construir propostas pedagógicas que contemplem tais bases teóricas. Compreendemos que trabalhos interdisciplinares de ensino e aprendizagem com base em ações de hipertextualização, pode ser uma proposta que vá ao encontro dos pressupostos teórico dos Novos Letramentos. Tendo em vista que, temáticas referentes à História, por exemplo, podem mediar discussões e produções textuais sobre temas culturais, tendo como mecanismo de comunicação a Língua oral e escrita. Dessa forma, o professor é capaz de trabalhar de forma interdisciplinar, e pode alcançar melhores resultados na aprendizagem do aluno. Todavia, exige-se do docente muito mais do que um trabalho integrado com as diferentes disciplinas curriculares. Espera-se que o professor utilize ambiente misto de ensino, sendo, ora presencial, na sala de aula, ora não presencial, a partir de orientações didáticas mediadas por ambientes webtecnológicos. Com isso, o professor passa de transmissor de informações descontextualizadas para mediador de produções
significativas para a realidade do aprendiz.

Ao encontro do desenvolvimento de competências e habilidades docentes de lidar com ambientes digitais para o ensino e a aprendizagem e competências de hipertextualização e escrita colaborativa, sugeriremos o uso de wikis no desenvolvimento de competência linguístico-comunicativa multimodal. Websites da wiki permitem a construção de texto multimodal, “que inclui a habilidade de usar estratégias para interpretar textos compostos por palavras e imagens e habilidade de se comunicar através desses textos compostos” (SILVA, s/a). A comunicação multimodal envolve inúmeras maneiras de transmitir mensagens e conhecimento a partir de imagens, músicas e filmes, possibilitando não somente o desenvolvimento do letramento digital, mas também de letramento crítico por parte dos professores/aprendizes.