Metodologia e Avaliação

Metodologia

As aulas serão ministradas em forma de seminário, com fechamento da discussão (síntese) ao término de cada assunto. Ao término de cada aula será introduzido o assunto a ser discutido na aula subsequente. Durante a semana os acadêmicos deverão pesquisar sobre o assunto, fazer anotações e escrever um texto sem plágio, de forma colaborativa na wiki do grupo. A aula se iniciará com a apresentação do seminário pelo grupo responsável, com questionamentos no final da apresentação para fomentar discussão e debate. Ao término de cada ciclo de discussão sobre um determinado autor, obra ou assunto, o professor apresentará uma síntese do tema discutido e procurará aprofundar os itens não abordados sobre o assunto.

Avaliação

Assim como no primeiro semestre de desenvolvimento da disciplina, o acadêmico terá diferentes atividades que servirão de instrumento de avaliação. Adotarei como instrumento para avaliar a aprendizagem dos conteúdos abordados os seguintes instrumentos:

Seminário: Para a apresentação do seminário, o grupo deverá elaborar, de preferência, slides para dar suporte à apresentação, ou vídeo. O grupo deve expor o conteúdo de forma clara e objetiva, levantando questionamento para discussão e debate ao término da apresentação.

  • Se o suporte da apresentação for um vídeo: esse deve ser publicado no youtube e linkado na wiki da turma.
  • Se o suporte da apresentação for slides: devem ser elaborados colaborativamente no google docs / apresentação e compartilhado com o professor.

Escrita colaborativa: Semanalmente, os grupos escreverão um texto colaborativo sobre o tema que será apresentado e discutido na aula subsequente. Não serão permitidas cópias da internet. As infomacões poderão ser advindas de diferentes fontes (textos online, livros, vídeo, etc), porém o texto do grupo deverá trazer a compreensão do que foi pesquisado, com a apresentação da fonte (autor, ano). Os autores referenciados ao longo do texto deverão ser citados no final do mesmo, em referências bibliográficas.

Presença: A chamada será realizada com 15 minutos de antecedência do término da aula (11:05).

Peso:
seminário 4,0
Escrita colaborativa: 4,0
Presença: 2,0

Critérios para as produções textuais

  • Cada edição deve contemplar: a) a revisão do texto já produzido pelo colega e b) contribuição para enriquecer o texto;
  • Cada assunto tratado no texto deve ser organizado em parágrafo, a fim de facilitar a leitura;
  • O texto não precisa ser longo, mas é fundamental que seja informacional. Para isso, o grupo deve exercitar a habilidades de síntese;
  • O texto deve ser escrito durante a semana (ou quinzena) e não apenas nos últimos dias do prazo estabelecido. Trata de uma produção contínua e colaborativa.
  • A produção textual deve procurar contemplar as provocações (questionamentos) do professor;