PROEJA

Ementa

Princípios e fundamentos da história da EJA no Brasil. Movimentos sociais e EJA. Contexto históricopolítico brasileiro em que o PROEJA foi originado. Decreto 5.840 de 2006. Sujeitos do PROEJA. A
relação entre trabalho e educação na perspectiva da formação omnilateral. Concepções psicopedagógicas da aprendizagem de jovens, adultos e idosos. O PROEJA na perspectiva da educação inclusiva. Concepções curriculares do PROEJA. Os desafios do currículo integrado. Perspectivas didáticas para o PROEJA. As novas tecnologias da informação e da comunicação para jovens, adultos e idosos

Bibliografia Básica
FREITAS, R. C. O. Educação Matemática na Formação Profissional de Jovens e Adultos. Curitiba: Appris, 2011.
ZORZI, F., PEREIRA, V. A. (Orgs.). Diálogos PROEJA: pluralidade, diferenças e vivências no sul do país. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Bento Gonçalves: Evangraf, 2009.
SOARES, L. J. G.; GIOVANETTI, M.; GOMES, N. L. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Bibliografia Complementar
CANÁRIO, R. Educação de Jovens e Adultos: um campo e uma problemática. Lisboa: Educa, 1999.
FERRETTI, C. J. et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.
FRIGOTTO, G. Educação profissional e tecnológica: memórias, contradições e desafios. Campos dos Goytacazes: Essentia, 2006.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
RIBEIRO, V. M. (org.) Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003.

voltar para ESPECIALIZAÇÃO - MÓDULO II

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License